Notícias

27/04/2015

Palestra no CIESP Sorocaba aborda a importância da segurança para evitar acidentes de trabalho

Apesar de toda a conscientização sobre a importância das normas de segurança dentro das indústrias, as estatísticas de acidentes de trabalho são altas e recorrentes. Conforme dados do Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho do CIESP Sorocaba, o Brasil é o 4º país do mundo no ranking de ocorrências fatais e o 15º em acidentes de trabalho gerais, com 83 acidentes por hora.

 

Para informar sobre os métodos para evitar acidentes de trabalho e conscientizar sobre a importância em utilizar equipamentos de segurança, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), regional Sorocaba, por meio de seu Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho promove no dia 30 de abril, às 8h30 a palestra: “Aprendendo a Viver sem as Mãos”. 

 

A palestra será ministrada por Flávio Peralta, que sofreu um acidente de trabalho em 1997, o qual culminou na amputação de seus dois braços. Na ocasião, Peralta levou um choque elétrico de 13.800 volts ao tocar um transformador. Em decorrência do acidente, ele ministra palestras em empresas para alertar sobre a importância das normas de segurança no trabalho e também dá um exemplo de superação, abordando aspectos motivacionais na carreira profissional. O palestrante já ministrou mais de 900 palestras, concedeu entrevistas a jornais e redes de televisão, é idealizador do site Amputados Vencedores e autor do livro Amputados Vencedores – Porque a Vida Continua. 

 

Durante a palestra, Fábio Peralta vai falar sobre seu acidente de trabalho, como se proteger para evitar acidentes dentro de indústrias e vai abordar questões motivacionais, para que uma pessoa que já tenha sofrido um acidente de trabalho possa voltar a sua rotina normal de atividades.

 

 De acordo com o coordenador do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do CIESP Sorocaba, Ruy Jaegger, a palestra será importante para alertar aos empresários e profissionais da área de segurança do trabalho de indústrias de Sorocaba e região os riscos em não utilizar de forma adequada os equipamentos de segurança. “É preciso implantar a cultura da utilização dos equipamentos com cada colaborador para evitar mais acidentes”, afirma. 

 

Segundo a gerente regional do CIESP Sorocaba, Eva Marius, a entidade traz com frequência palestras e eventos para a conscientização de que trabalhar com segurança é a melhor opção.

 

O evento é gratuito e para participar os interessados devem se inscrever por meio do site do CIESP Sorocaba www.ciespsorocaba.com.br. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900. O CIESP Sorocaba está localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista.

  Press Office Comunicação Integrada