Notícias

23/09/2014

Veja dicas de resgate em espaços confinados

O resgate em espaços confinados envolve técnicas e procedimentos específicos para garantir a segurança do resgatista e do resgatado, e alguns cuidados devem ser tomados nas ações de resgate na área industrial.

Na edição deste mês, as Dicas de Emergência tratam sobre Resgate em Espaços Confinados. Segundo o especialista Marco Aurélio Nunes da Rocha, uma orientação básica consiste na realização da operação por uma equipe de resgate e salvamento capacitada, preparada e com materiais e equipamentos adequados.

Se forem utilizadas técnicas verticais, é preciso assegurar-se da estabilidade e segurança do local e dos equipamentos, bem como das condições de segurança dos equipamentos de resgate e da resistência dos pontos de ancoragem (ancoragens duplas ou triplas para cada sistema).

Também convém aguardar a avaliação atmosférica interna dos níveis de O², gases tóxicos e gases e vapores inflamáveis, com risco de explosão, para definir o sistema de proteção respiratória a ser usado. Muitas vezes faz-se necessário manter a ventilação e exaustão para reduzir o risco de explosão ambiental.

Fonte:http://www.revistaemergencia.com.br/noticias/leia_na_edicao_do_mes/veja_dicas_de_resgate_em_espacos_confinados/A5yAJyyA/4010