Como implementar uma gestão de SST eficaz?

By mindy In Geral 1.912 Comments

A área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), embora seja um campo de fácil discussão, acaba, por outro lado, sendo muito complexo em sua aplicação. É preciso entender não só conceitos, mas também de gestão, administração, engenharia, ambiente e muitos outros fatores considerados importantes. E uma grande dúvida que sempre fica é: como implementar uma gestão de SST eficaz?

A SST é parte responsável por tratar de riscos, perigos, problemas e todas situações possíveis que possam vir a, de um modo ou outro, comprometer a integridade física e mental dos colaboradores, além de, claro, a integridade do patrimônio em questão. Nesse sentido, para que ela aconteça plenamente, é indispensável um trabalho muito bem organizado e planejado. Se assim não for, grandes problemas podem acontecer.

Como sabemos que se trata de algo um pouco complexo, nossa ideia é facilitar todo o processo de estruturação da gestão de SST. Então, para sermos mais objetivos e concisos, veja tudo que precisa saber em seis passos separados pela SS Treinamentos:

1. Qual a situação inicial?

Entender como está a situação atual da empresa e do local está sendo prestado/aplicado o serviço, faz-se extremamente necessário para a gestão de SST. Apenas assim a equipe poderá ter uma visão geral do sistema e, então, começar a dar os primeiros passos. Algumas perguntas podem clarear bastante a visão, como:

  • Qual é o histórico de acidentalidade e adoecimento da empresa? Por que aconteceram?
  • Há ambientes de trabalho insalubres, periculosos e ensejadores de aposentadoria especial?
  • Quais são os requisitos legais que precisam ser atendidos?
  • Como está o desempenho da empresa?
  • Como está o desempenho comparado com o segmento?

Assim, a liderança poderá dar partido para as próximas etapas.

2. Política de SST

Visto o primeiro tópico, é hora de programar a política que envolverá o trabalho, ou seja, as normas e diretrizes que devem visar a organização e engajamento de toda a equipe. O objetivo é sempre tentar unir todos os envolvidos em prol da situação atual e do propósito maior, que é resguardar vidas. Isso deve ser feito por uma liderança capacitada junto aos outros membros.

3.Planejamento

É hora de começar a organizar para dar início às atividades. Assim, para que o planejamento seja eficaz e tenha o mínimo de problemas possíveis, é importante que algumas etapas sejam estruturadas de forma detalhada. Veja quais são elas:

  1. Avaliação dos riscos, problemas e acidentes
  2. Requisitos legais a serem atendidos
  3. Objetivos
  4. Plano de ação

Acesse os links disponibilizados para ter um maior entendimento acerca de cada assunto que precisa ser aprofundado e, portanto, mais dados para a formação do seu planejamento. Faça com calma e junto com os envolvidos.

4. Suporte

Quando o plano de ação está pronto, é necessário que um certo suporte seja fornecido a ele para não ter erros e reduzir problemas. Nesse sentido, alguns dos aspectos mais importantes que você precisa ficar atento são:

  • Quais são as responsabilidades estratégicas, táticas e operacionais que irão ser a base da política de SST?
  • Quais serão os recursos necessários e quais são os disponíveis?
  • Para cada tarefa, quais são as competências exigidas?
  • Conforme as competências, quais são os colaboradores que melhor se adequam às tarefas?

Analise ponto a ponto. Lembre-se que, por exemplo, alocar um funcionário que possui uma competência totalmente distinta da que a atividade oferece pode comprometer todo o plano de ação.

5. Implementação do processo

Com a política bem estabelecida, um planejamento bem realizado, o plano de ação já formado e a equipe pronta, nada mais resta a não ser a ação para fornecer um ambiente propício para o trabalho e que tenha o mínimo de riscos para o trabalhador. No caso, devem ser seguidas algumas etapas, como:

  1. Eliminação de perigos e controle dos riscos
  2. Gestão de mudanças para imprevistos ou novos planos
  3. Administração dos serviços de terceiros, caso exista
  4. Atendimento pronto para emergências

6. Verificação e melhorias

Com o processo em andamento, não há nada melhor do que analisar o seu andamento e verificar se melhorias são necessárias. É justamente neste último tópico que o trabalho costuma ser otimizado para fechar com chave de ouro.

Implantar uma gestão de SST agora já não é mais um problema para você. Com algumas ferramentas de administração, conhecimentos mais profundos de liderança e o domínio do gerenciamento de riscos, tudo fica muito mais simples. Portanto, estude sempre e siga os passos acima.

E aí, gostou do conteúdo?